MEC lança Plano de Dados Aberto

MEC lança Plano de Dados Aberto

 

No dia 10/02/2020, o Ministério da Educação – MEC, publicou o Plano de Dados Abertos para o biênio de 2020 a 2021, a entrega é parte do plano de transformação digital que o ministério está entrando, que visa contribuir também com a promoção da cultura e a transparência pública.

Os dados de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já estão disponíveis em formato aberto no Portal Brasileiro de Dados Abertos do governo federal e em página específica do Ministério da Educação – MEC.

Fora divulgado também o cronograma da abertura e atualização das bases de outros dados do Ministério da Educação – MEC, e até 2021 serão disponibilizados os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e da ID Estudantil, que será uma carteirinha digital disponibilizada dentro de um próprio aplicativo do Ministério e totalmente gratuita para os estudantes.

Sendo assim, o plano estabelece um cronograma de promoção e fomento ao uso e reuso das bases do Ministério, buscando promover a cultura dos dados abertos de forma progressiva e sustentada no Ministério da Educação – MEC, a fim de dar mais transparência nas informações públicas e facilitar a participação e controle social na educação.

Ante o exposto, fora informado que a base de dados abertos irá seguir a lista de informações mais relevantes pela população brasileira, por meio de um Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e pelo número de acesso aos programas e serviços do Portal MEC, estudantes e demais cidadãos poderão pedir novos dados em formato aberto por meio da Consulta Pública que está prevista para ser realizada até o 3º trimestre de 2020.

A revisão do Plano de Dados Abertos será feita anualmente ou conforme deliberação do Comitê de Governança Digital do Ministério da Educação – MEC.

 

Por: Bianca Lucena

Fonte: Ministério da Educação – MEC

Compartilhe nas suas redes sociais:


Increva-se na nossa Newsletter!

Receba todas as novidades da M.BIASIOLI direto no seu e-mail!

Increva-se na nossa Newsletter!

Receba todas as novidades da M.BIASIOLI direto no seu e-mail!

Increva-se na nossa Newsletter!

Receba todas as novidades da M.BIASIOLI direto no seu e-mail!