Direito do Terceiro Setor

Cisão, Fusão e Incorporação

As instituições sem fins econômicos, tais como as sociedades, também possuem a prerrogativa legal de realizar operações de caráter societário, visando a sua reorganização. A Cisão tem sido utilizada para a separação de atividades (educação, saúde, assistência social e religião) em pessoas jurídicas distintas. A Fusão traduz a união de dois entes para a criação de um, com mais musculatura e sinergia, visando em especial a minoração de custos e ativação das causas. Tal mudança tem movimentado o setor para a criação de instituições mais estruturadas e fortalecidas. A Incorporação implica na sinergia de um ente para com outro, porém com a predominância do incorporador e a extinção do incorporado. Essa operação une expertise, mão de obra, estrutura e tudo mais, sem tirar a essência e o DNA da iniciativa.

Compliance

Nossa divisão de compliance tem por objetivo verificar as práticas adotadas pela instituição, observando a sua conformidade com as normas vigentes, de maneira a eliminar ou reduzir riscos eventuais para a mesma, bem como promover uma melhor transparência de gestão e relacionamento com investidores.

Cooperativas Sociais

Com o propósito da multiplicação da autonomia de células sociais que atuam nas comunidades integradas por pessoas em situação de vulneração, vez que não possuem os mínimos necessários para a sobrevivência, nossa empresa organizou um departamento para tutelar juridicamente a sociedade civilmente organizada e estruturar Cooperativas Sociais, partindo desde o aconselhamento legal inaugural, até a organização e sobrevivência da atividade, regulando suas atividades dentro dos limites legais, em especial aqueles de naturezas tributárias.

Cultura

A missão deste departamento consiste na legalização e busca das certificações públicas de projetos culturais junto as Secretarias estaduais e municipais e ao Ministério da Cultura; viabilização legal para a captação de recursos privados e públicos destinados à área das artes cênicas, audiovisual, à restauração de patrimônio histórico e cultura em geral, por meio de leis federais, estaduais e municipais, em especial a Lei nº 8.313/1991 (Lei Rouanet).

Legalização Contábil

Atuamos na análise das Demonstrações Contábeis de entidades do Terceiro Setor, a fim de interpretá-las de acordo com as Normas Contábeis vigentes, as quais devem estar minimamente enquadradas para prestações de contas junto aos Ministérios, Receita Federal do Brasil e demais órgãos federais, estaduais e municipais, por meio do cruzamento de informações para, por fim, apresentarmos de providências cabíveis.

Legalização de Pessoal

Nessa área objetivamos salvaguardar as entidades e as empesas por meio de suas fundações/instituições, tanto na área preventiva, contribuímos com a legalização do pessoal: celetista, religioso, cooperativado, terceirizado, voluntário, pessoas portadoras de necessidades especiais, da direção e associados, com o objetivo de minimizar as vulnerações e confusões patrimoniais, bem como na área contenciosa, atuamos de forma proativa na defesa de reclamações trabalhistas e eventuais autuações dos órgãos fiscalizatórios.

Legalização de Projetos e Captação de Recursos Nacionais e Internacionais

Neste departamento prestamos assessoria no enquadramento legal dos projetos, adequando-os às exigências dos órgãos competentes, a fim de viabilizar a captação de recursos públicos e ou privados a execução dos projetos sociais e culturais, inclusive cinematográficos. Prestamos também assessoria quanto as questões legais que envolvem eventos, campanhas, ações e atividades meio (bazares, comércios, sorteio filantrópicos, importação/exportação e outros), destinadas à captação de recursos pelas entidades. Assessoramos ainda, na formalização das relações contratuais, por meio de convênio, auxílios, subvenções, parcerias, cooperações técnicas, exploração de marca, franchising social, patrocínios, apoios e repasse de fundos públicos. Na seara externa, atuamos como agente facilitador, assessorando juridicamente nas questões que envolvem a realização do investimento social internacional (regularização de doações, fiscal, contratual e prestação de contas), possibilitando assim facilitar o ingresso de recursos internacionais no Brasil, como também favorecer o acesso pelas entidades nacionais a esses recursos provenientes dos Institutos, Fundações, Órgãos e Organismos Internacionais.

Organização Legal e Certificações Públicas

Nesta área atuamos desde o aconselhamento da vocação social das entidades sem fins econômicos, como também das empresas que planejam investir socialmente, até o pleno e regular exercício da atividade social. Nossa atuação consiste nos seguintes serviços:

  • Aconselhamento na eleição de entidades que deverá ser criada ou mantida para atender a finalidade proposta;
  • Criação e atualização estatutárias, elaboração de regimentos internos, obrigações acessórias e registros públicos;
  • Busca de registros e certificações públicas como: Declarações de Utilidades Públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal, Certificação de Organização Social, OSCIP’S (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEAS, sempre visando a conquista de benefícios iscais e captação de recursos públicos privados;
  • Assessoria na elaboração das prestações de contas aos organismos públicos de âmbito federal, estadual, municipal e internacionais, tais como: Ministério da Justiça, INSS, Receita Federal, CNAS, Tribunais de Contas, CONSEAS, COMAS, CONDECA,CMDCA, Fundos Públicos, BID, BIRD,UNESCO e outros.
  • Elaboração de contratos em geral afetos à rotina da Entidade/Empresa.

Organização Religiosa

Temos como missão tutelar as organizações religiosas, contribuindo desde a elaboração das constituições, estatutos e seus regimentos internos, de acordo com o direito interno e externo, inclusive o canônico. Atuamos de forma direta, orientando na formação estatutária jurídica da entidade religiosa, organizando e solenizando as relações com os religiosos, empregados, prestadores de serviços, voluntários e administradores. Contribuímos para a legalização da relação religiosa e civil dos integrantes da vida consagrada, desde a admissão e formação até a inserção no quadro social, bem como dos mecanismos legais do sustento do mister religioso e dos peculiares direitos previdenciários. Zelamos pelo correto tratamento fiscal defendendo a imunidade/isenção tributária, e assessoramos a legalização da atividade meio (escolas, hospitais, comércio, bazares, dízimos, sorteios filantrópicos e demais eventos). Orientamos a organização do patrimônio visando a segregação ou desmembramento dos bens da vida consagrada para com as atividades de natureza civil.

Patrimônio

Este departamento tem por função impedir a vulneração fiscal e pessoal, regularizar e zelar pelo patrimônio material (móveis e imóveis) e imaterial (diretos sobre nome, marcas, patentes, autorais) das entidades sociais. Recuperamos o patrimônio derivado de inadimplência e/ou embaraços de qualquer ordem. A extensão deste departamento atende as entidades sociais quanto à assessoria legal na movimentação patrimonial (venda/compra/doação/comodato/arrendamento/sucessão e outros), e os peculiares registros públicos. Assessoramos também a mudança da estrutura jurídica da entidade social no que tange a legalização da transferência de patrimônio. Defendemos a imunidade e isenção tributaria do patrimônio, por meio da via administrativa ou judicial.

Preservação do Meio Ambiente por Meio do Terceiro Setor

Considerando a importância constante dos assuntos relativos ao Meio Ambiente, que integram, inclusive, a agenda da responsabilidade social e empresarial, e que as principais iniciativas visando sua preservação tem partido de organização não Governamentais – ONG’s, desenvolvemos um departamento que tem como meta assessorar legalmente esta missão. A assessoria consiste na legalização da instituição e de seu funcionamento, bem como a tutela de sua sobrevivência, por meio da orientação legal para facilitar a mobilização de recursos: públicos e privados, nacionais e internacionais, em prol de causas ambientais. Também assessoramos a legalização de projetos socioambientais desenvolvidos por empresas, com ou sem fins lucrativos.

Propriedade Intelectual

Este departamento tem por missão o assessoramento em todos os procedimentos para registro e proteção de marca, inclusive social, patente, software, direito autoral, nome de domínio, desenho industrial e indicação geográfica no Brasil e exterior; elaboração, análise, negociação e averbação de contratos envolvendo licença e cessão de direito de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, prestação de serviços técnicos e franquia; contratos envolvendo licença e uso de imagem, som e nome, assim como licença de uso de “conteúdos”; análise prática de competição desleal e suporte administrativo e judicial; inteligência competitiva na elaboração de estratégias judiciais e extrajudiciais a fim de proteger e defender direitos de propriedade intelectual; assistência completa e acompanhamento de medidas administrativas e medidas civis ou criminais a respeito de infrações a direitos de propriedade intelectual, tais como falsificação, pirataria e plágio.

Regulação Fiscal

Atuamos de forma preventiva e contenciosa. A área preventiva visa assistir tanto as entidades como as empresas socialmente responsáveis. Em favor das entidades, nossa atuação estará centrada na economia fiscal legal decorrente de suas atividades, visando conquistar e/ou manter a imunidade/isenção fiscal e por via de consequência no aconselhamento legal das prestações de contas obrigatórias. A meta da assessoria preventiva empresarial tem por objetivo otimizar sua atuação de âmbito social, inclusive, quanto ao correto aporte de recursos e a consequente obtenção de incentivos fiscais. O contencioso se subdivide em:

  • Passivo: tem a função de refutar eventuais lançamentos fiscais de todo gênero e de autoria do Fisco nos âmbitos federal, estadual ou municipal, em sede administrativa ou judicial.
  • Ativo: o principal objetivo visa buscar guarida judicial para o estado de imunidade/isenção tributária das entidades sociais bem como em demanda para recuperação de tributos pagos indevidamente.

Desenvolvemos auditorias legais à aferição de passivos tributários a guisa de sustentar eventuais processos de transformação, cisão, fusão e incorporação, bem como para atender os anseios de segurança da direção e do conselho fiscal.

Responsabilidade Social e Empresarial

Neste ramo, atuamos em prol de salvaguardar e orientar as instituições e empresas sobre a necessidade e benefícios em preservar e contribuir para que a sua atuação seja benéfica ao Estado e meio ambiente, de modo a trazer boas culturas e condições de convivência em sociedade, bem como à promoção dos direitos sociais com tais práticas.

Increva-se na nossa Newsletter!

Receba todas as novidades da M.BIASIOLI direto no seu e-mail!

Increva-se na nossa Newsletter!

Receba todas as novidades da M.BIASIOLI direto no seu e-mail!