Notícias > TRT2 reforça a obrigatoriedade de espaço adequado para amamentação
28 ago
TRT2 reforça a obrigatoriedade de espaço adequado para amamentação
Em recente julgamento, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região manteve a sentença que reconheceu a rescisão indireta do contrato de trabalho pela inexistência de espaço adequado para os filhos das trabalhadoras durante o período de aleitamento.
O Desembargador Daniel de Paula Guimarães, Relator do acórdão, afastou a alegação da Reclamada de que a norma coletiva aplicável à categoria não prevê tal obrigação, o que foi feito à luz do artigo 389 da Consolidação das Leis do Trabalho, cujo teor impõe a obrigação às empresas que contem com no mínimo 30 mulheres empregadas maiores de 16 anos dispor de local apropriado para manter as crianças sob vigilância e assistência durante o período de amamentação.
No mais, o julgado ainda reitera a possibilidade de ser firmado pelo empregador convênios com entidades públicas e/ou privadas, mantidas pela empresa ou mediante parcerias com outras entidades, conforme autoriza o aludido dispositivo legal.
Assim sendo, a 1ª Turma acolheu a conclusão do Relator no sentido de que “a ausência de comprovação pela ré do cumprimento dessa norma de proteção ao trabalho da mulher reveste-se de gravidade suficiente para aplicação da justa causa patronal”.
Últimos posts
STJ reforça que a decisão do credor encontra limites legais para evitar enriquecimento sem causa
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, afastou decisão que condenava equipe de cirurgiões a custear uma nova cirurgia para um
Congresso: nova interpretação tributária à LC 187/21 e prorrogado financiamento a hospitais
Em 15 de julho de 2026, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 2.465/2026, que altera a Lei nº 8.036/1990, para manter, até 31 de dezembro de 2030, a
STJ fixa critérios para concessão de justiça gratuita a pessoas jurídicas
Em recente julgamento, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça atribuiu ao Tema 1.412 tese de que a inatividade ou redução do faturamento não é suficiente
