Notícias > Alerta de fraude: ONU Brasil reforça aviso sobre contatos falsos usando o nome da Organização
19 jan
Alerta de fraude: ONU Brasil reforça aviso sobre contatos falsos usando o nome da Organização
O Sistema das Nações Unidas no Brasil (ONU Brasil) emitiu um alerta sobre o uso indevido de nomes pessoais, por fraudadores e estelionatários. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) registrou um aumento significativo no número de consultas relacionadas a golpes, atingindo uma média de 45 por semana no último ano, totalizando mais de 2000 pedidos de informação em 2023.
Entre os principais golpes detectados, destaca-se o “Golpe do Noivo”, no qual criminosos se passam por funcionários das Forças de Paz da ONU em países em situações de conflito ou desastres naturais. Nessa modalidade, os estelionatários abordam vítimas por meio de redes sociais e e-mails, solicitando dados bancários, transferências financeiras ou Pix, sob o pretexto de financiar uma viagem para encontrar supostas noivas ou noivos no Brasil.
A organização reiterou que não oferece prêmios, recursos, certificados ou bolsas acadêmicas pela internet, redes sociais ou telefone. Criminosos têm utilizado esses meios para solicitar dados pessoais, aproveitando-se da boa vontade e confiança das vítimas.
Por fim, a ONU ressalta a importância de verificar informações sobre projetos que envolvam construção de casas ou benfeitorias vinculadas às Nações Unidas. Recomenda-se que as pessoas consultem a lista de Agências Especializadas, Fundos e Programas na ONU que operam no Brasil e entrem em contato diretamente com as entidades mencionadas em mensagens referentes a projetos em suas cidades, comunidades ou bairros.
O alerta da ONU Brasil reforça a necessidade de extrema cautela diante de abordagens suspeitas e orienta a população a reportar imediatamente qualquer tentativa de fraude envolvendo o nome da organização.
Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/243393-%E2%9A%A0%EF%B8%8F-alerta-de-fraude-onu-brasil-refor%C3%A7a-aviso-sobre-contatos-falsos-usando-o-nome-da
Últimos posts
STJ reforça responsabilidade de bancos por falha de segurança no Golpe da Falsa Central
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que os bancos e as instituições de pagamento têm o dever de indenizar consumidores vítimas do golpe
Sancionada lei que prorroga incentivos fiscais para o Pronon e Pronas/PCD até 2031
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) a Lei nº 15.513/2026, que prorroga até o ano-calendário de 2031 os incentivos fiscais para
STJ garante justiça gratuita reforçando o estatuto da pessoa com câncer
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu o direito à gratuidade de justiça para uma pessoa em tratamento contra o câncer que recebe um